5 sequências que são melhores do que os seus filmes originais

(Foto: Legendary Pictures)

Sempre que algum filme é lançado e recebe grande aprovação do público e da crítica, fica difícil imaginar que o seu sucessor consiga fazer tanto barulho quanto a produção que o precedeu. Não é tarefa fácil expandir universos consolidados e ainda evoluir conceitos estabelecidos na essência da criação original. Apesar disso, há longas que vão além e mostram que é possível dar continuidade a clássicos icônicos não só pelo apelo da audiência e sim por conta da força de uma nova e brilhante ideia. 

Hoje, trouxemos exemplos de cinco sequências cinematográficas que honram e muito a sétima arte, podendo ser consideradas por muitos, melhores que os seus filmes originais antecessores:

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) - Christopher Nolan

(Foto: Legendary Pictures)

Inspirado na HQ de Frank Miller, nessa adaptação a trajetória do homem-morcego apresenta personagens clássicos, como o detetive Jim Gordon e o vilão Duas-Caras, Harvey Dent. No universo de Gotham City, Batman tem de manter a ordem numa cidade repleta de maníacos. Um deles é um anárquico criminoso apelidado de Coringa. Ao correr do tempo ele vai ganhando cada vez mais força e decide instaurar o verdadeiro caos na sociedade. O justiceiro noturno é posto a prova e testado psicologicamente como nunca fora antes, gerando um confronto bastante pessoal com o palhaço do crime. Agora, cabe ao Batman encontrar uma maneira de impedir o sádico vilão de concretizar seus inescrupulosos objetivos, antes que vidas inocentes sejam afetadas.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) - James Cameron

(Foto: Sony Corporation)

Um jovem, John Connor, é o ponto central para a vitória da civilização humana sobre uma rebelião de robôs em um futuro distópico. Entretanto, ele torna-se alvo de T-1000, um exterminador assassino que assume a forma que desejar e é transportado do futuro ao presente com a missão de matá-lo. Outro exterminador, o repaginado T-800, também é enviado à atualidade para proteger o menino da ameaça mortal. Quando John e sua mãe embarcam em fuga com o T-800, o menino cria um forte vínculo de amizade um tanto quanto inesperado com o robô.

O Poderoso Chefão 2 (1974) - Francis Ford Coppola

(Foto: Paramount Pictures)

Depois de a máfia acabar com a sua família ainda menino, Vito Corleone foge de sua cidade de origem na Sicília para construir um novo futuro na América. Vito luta para estruturar uma boa reputação entre os nomes fortes da corrupção americana. Ele começa matando Black Hand Fanucci, homem que exigia dinheiro de suborno dos comerciantes locais. Com o assassinato de Fanucci, o poderio do jovem cresce exponencialmente, enquanto as trágicas lembranças familiares ainda o assombram. No presente, agora acomodado no Lago Tahoe, Michael faz investidas comerciais em Las Vegas e Havana, tocando grandes negócios no ramo do entretenimento. Porém, seu aliado Hyman Roth pode estar a tramar o fim de Mike, visando tomar a posição de imperador da máfia à todo custo.

Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980) - Irvin Kershner


(Foto: 20th Century Fox)


Três anos após a destruição da estrela da morte, a aliança rebelde continua em fuga da ameaça do império galáctico. Darth Vader manda sondas espiãs por toda a galáxia, procurando sinais dos membros rebeldes. Uma das sondas vai para o planeta congelante de Hoth, onde a resistência montou a base Echo. Enquanto isso, Han Solo quer partir para pagar o dinheiro que deve ao perigoso gangster Jabba the Hutt, embora mantenha fortes sentimentos pela Princesa Leia, que continua a negar gostar dele. Em outro sistema estelar, o sábio mestre Yoda treina Luke Skywalker para se tornar um poderoso cavaleiro Jedi, e ter forças para derrotar os objetivos malignos de Darth Vader.

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010) - José Padilha

(Foto: Zazen Produções)

Após ser acusado de fascista por conta de ‘Tropa de Elite’ (2007), José Padilha decidiu dirigir uma continuação para provar o contrário. A trama de ‘Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro’ ocorre oito anos após à do primeiro filme. Um dos principais focos da narrativa é o amadurecimento do então Tenente-Coronel Nascimento, que continua com uma vida atribulada, além de ter de lidar com problemas na relação com o filho, agora adolescente. O longa também desenvolve de maneira aprofundada o crescimento do BOPE e os conflitos entre os policiais e as milícias do Rio de Janeiro. Por desnudar a sujeira por trás das organizações públicas, o filme acabou gerando muita polêmica à época.


Por Vinícius Galan

Comentários

Postagens mais visitadas