8 filmes do segundo semestre de 2021 para conferir
A Crônica Francesa (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures) |
Após quase dois anos de pandemia da Covid-19, com o avanço da vacinação e o recuo da doença, o segundo semestre de 2021 representou a volta em grande escala dos cinemas no Brasil. Com isso, longas adiados e muito esperados puderam ver a luz do dia, além da presença dos streamings na missão de exibir seus próprios títulos. Sendo assim, nós do Holofote Jornalismo trouxemos 8 destaques entre os filmes com lançamento fixo no país, seja nos cinemas ou nas plataformas digitais.
(Foto: Divulgação/Netflix) |
O filme segue o jovem Mateus (Christian Malheiros), que aceita trabalhar em um ferro-velho em São Paulo com o novo chefe Luca (Rodrigo Santoro), visando ganhar a oportunidade de dar uma vida melhor à família. Porém, ele acaba entrando no mundo do trabalho escravo com diversos outros garotos, sendo forçado a decidir entre continuar nessa situação ou arriscar a vida de seus parentes. Com roupagem neorrealista, a obra busca denunciar uma realidade cruel que é parte indissociável da engrenagem do capital, desnudando todos os setores de um sistema operante que tem sua base sustentada pela exploração.
(Foto: Divulgação/Searchlight Pictures) |
O pontapé inicial do mais novo filme de Wes Anderson é o falecimento do editor-chefe (Bill Murray) do The French Dispatch, um jornal localizado em uma cidade fictícia da França. Com isso, a equipe vai em busca das melhores matérias já publicadas para compor a última edição do jornal, que vai deixar de existir. Assim, o longa se divide em três crônicas e acompanhamos os acontecimentos por trás dos textos. Composto por um elenco cheio de estrelas, o filme maximiza o estilo cinematográfico do diretor numa obra política enquanto presta uma homenagem ao jornalismo.
Annette - Leos Carax
(Foto: Divulgação/MUBI) |
Ganhador do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, o longa musical é centrado no casal composto por Henry (Adam Driver), um comediante de stand-up, e Ann (Marion Cotillard), uma cantora de ópera. Seguidos pela mídia constantemente, os dois são a representação do casal perfeito e feliz. No entanto, tudo muda a partir do nascimento da filha, Annette, uma menina com dons misteriosos. Repleto de músicas com letras e melodias marcantes, o filme apresenta uma trama cheia de reviravoltas, se reinventando a cada momento.
Ataque dos Cães - Jane Campion
(Foto: Divulgação/Netflix) |
Após 12 anos, Jane Campion volta à direção de longas-metragens com um faroeste centrado em Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), um homem duro e cruel, dono de uma fazenda em Montana, nos Estados Unidos, juntamente com seu irmão mais novo, George (Jesse Plemons). Quando o caçula se casa com a viúva Rose (Kirsten Dunst), a relação é estremecida à medida que o mais velho começa a atormentar ela e seu filho (Kodi Smit-McPHee). O filme aposta em um mistério que vai se construindo lentamente para discutir relações de poder e desejos reprimidos.
(Foto: Divulgação/Universal Pictures) |
Sequência direta do clássico cult de 1992, “O Mistério de Candyman”, o longa segue Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II), um artista visual que se muda com a namorada, Brianna Cartwright (Teyona Parris), para um bairro que há anos foi assombrado pela lenda de Candyman, um espírito assassino que aterrorizou a população. Ao entrar em contato com a história, o personagem se torna obcecado com a figura e sua origem. Aprofundando ainda mais a mitologia e as questões raciais do original, o filme explora as consequências e os traumas da violência.
(Foto: Divulgação/Universal Pictures) |
Este suspense acompanha a história da jovem Eloise (Thomasin McKenzie), apaixonada por design de roupas e por músicas antigas. Ao conseguir ingressar na faculdade de moda, a garota se muda para Londres, onde aluga um quarto sozinha. Lá, no entanto, ela se transporta para a Londres dos anos 60, quando passa a sonhar todas as noites com a vida de Sandie (Anya Taylor-Joy), uma aspirante a cantora da época. Discernir ilusão da realidade é uma das principais chaves do filme, que esbanja elementos sobrenaturais em seus diálogos entre o passado e o presente.
O Último Duelo - Ridley Scott
(Foto: Divulgação/20th Century Studios) |
Baseado em uma história real, este épico situado no século XIV apresenta os embates e o declínio da amizade entre o cavaleiro Jean de Carrouges (Matt Damon) e o escudeiro Jacques Les Gris (Adam Driver). O que começa com pequenos desentendimentos, termina no estupro de Marguerite de Carouges (Jodie Comer), esposa de Jean, situação que só irá ser resolvida com um duelo até a morte reconhecido por lei. Dividido em capítulos mostrando três perspectivas dos mesmos acontecimentos, o filme trabalha com detalhes que podem ter significados diferentes dependendo da interpretação.
(Foto: Divulgação/Netflix) |
O segundo musical da lista se trata da cinebiografia de Jonathan Larson, responsável por escrever “Rent”, um dos musicais de maior sucesso da Broadway. O filme acompanha Larson (Andrew Garfield) durante as semanas antes de seu 30º aniversário, enquanto trabalha para concluir sua primeira peça de teatro, “Superbia”, que ele acredita ser o que vai dar início a sua carreira, tendo que lidar com o receio de não conseguir, e as turbulências no relacionamento com a namorada e com o melhor amigo. Tratando dos desafios de ser um artista, o longa vai além e se aprofunda nos sonhos e frustrações da vida.
Por Augusto Ferreira e Vinícius Galan
Comentários
Postar um comentário