Os oito melhores filmes do primeiro semestre de 2020
| Retrato de Uma Jovem em Chamas (Foto: Divulgação/Lilies Films) |
2020 tem sido um ano muito diferente e difícil para o cinema. No mundo todo, o surgimento da pandemia do vírus da Covid-19 fez salas de cinema serem fechadas, festivais cancelados, e longas adiados, devido às medidas públicas contra a aglomeração de pessoas por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Isso provocou uma mudança na forma de consumo cinematográfico. O sofá de casa se tornou a única alternativa viável para continuar a acompanhar a sétima arte, e consequentemente, fez com que o monopólio dos streamings, que já vinha crescendo substancialmente nos últimos anos, se consolidasse ainda mais. A partir de agora, o mercado cultural nunca mais será o mesmo e, a forma de produzir, divulgar e consumir arte muda para sempre.
Mesmo com toda essa situação atípica, neste primeiro semestre do ano tivemos um grande número de longas de extrema qualidade sendo lançados em diferentes plataformas e espaços. Um alento para os cinéfilos que não veem a hora de voltar ao seu habitat natural, o cinema. Com isso, o Holofote Jornalismo se propôs a uma tarefa complexa, escolher 8 obras que se destacam dentre o vasto cardápio de filmes lançados no Brasil durante o período:
8-) O Homem Invisível - Direção: Leigh Whannell
| (Foto: Divulgação/Universal Pictures) |
Depois de forjar o próprio suicídio, um cientista maníaco usa seu poder para se tornar invisível e aterrorizar sua ex-namorada. Quando a polícia se recusa a acreditar que Cecília (Elisabeth Moss) está sendo perseguida pelo ex-namorado, ela decide resolver o assunto por conta própria, trabalhando para provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver, antes que seja tarde demais.
Onde ver? Google Play e Looke.
7-) O Caso Richard Jewell - Direção: Clint Eastwood
| (Foto: Divulgação/Appian Way) |
Baseado em uma história real, o longa conta a história de Richard Jewell, segurança que se tornou um dos principais suspeitos de bombardear um evento musical das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, depois de ajudar inocentes a fugirem do local e avisar da existência de um dos explosivos presente no local.
Onde ver? Google Play e Looke.
6-) Destacamento Blood - Direção: Spike Lee
| (Foto: Divulgação/Netflix) |
Destacamento Blood acompanha um grupo de quatro veteranos de guerra afro-americanos que retornam ao Vietnã buscando os restos mortais do líder de seu antigo esquadrão e um tesouro enterrado à época do conflito de 1969, resultando em uma jornada muito reveladora e imprevisível.
Onde ver? Netflix.
5-) Uma Vida Oculta - Direção: Terrence Malick
| (Foto: Divulgação/Fox Searchlight Pictures) |
Franz Jägerstätter (August Diehl) é um pacato fazendeiro austríaco que se torna herói em circunstâncias um tanto quanto inusitadas. Quando é convocado a lutar junto ao exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, ele se recusa, e acaba, com apenas 36 anos de idade, condenado à pena de morte por traição à pátria e ao nazismo de Hitler.
Onde ver? Lançado nos cinemas brasileiros em 30 de janeiro deste ano, ainda sem plataforma streaming de transmissão definida.
4-) Na Vastidão da Noite - Direção: Andrew Patterson
| (Foto: Divulgação/Amazon Prime Video) |
Durante o período da Guerra Fria, enquanto ocorre a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, dois adolescentes de uma pequena e interiorana cidade estadunidense adoram realizar transmissões de rádio. Quando eles descobrem uma estranha frequência de ondas sonoras em um programa rotineiro, suas vidas podem estar prestes a mudar drasticamente.
3-) O Farol - Direção: Robert Eggers
| (Foto: Divulgação/A24) |
Thomas Wake (Willem Dafoe), marinheiro responsável pela manutenção do farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso por esta torre privada e misteriosa.
2-) Jóias Brutas - Direção: Benny e Josh Safdie
| (Foto: Divulgação/Netflix) |
Howard Ratner (Adam Sandler) é o dono de uma valiosa loja de jóias, porém, ele está repleto de dívidas. Sua grande chance de quitar a situação é através da venda de uma pedra rara não lapidada enviada diretamente da Etiópia, cheia de minerais preciosos. Para vende-lá, ele precisa driblar seus cobradores e a própria confusão que cria a partir de seu comportamento ganancioso.
1-) Retrato de Uma Jovem em Chamas - Direção: Céline Sciamma
| (Foto: Divulgação/Lilies Films) |
Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) sem que ela saiba. Passando os dias observando Héloïse de perto, e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos momentos de união entre elas estão prestes a acabar, por conta do iminente casamento de Héloïse.
Onde ver? Google Play e Looke.
Por Vinícius Galan
Maravilha! Temos mesmo que nos adaptar a uma nova forma de contemplar e valorizar a arte e o entretenimento. Aproveitar pra assistir essas indicações!
ResponderExcluirO Holofote Jornalismo agradece a sua participação!
ExcluirLindo Vi
ResponderExcluirO Holofote Jornalismo agradece a sua participação!
ExcluirMuito bom Vini!
ResponderExcluirO Holofote Jornalismo agradece a sua participação!
ExcluirBeleza! Vlw
ResponderExcluirO Holofote Jornalismo agradece a sua participação!
Excluir