Os 6 melhores filmes de 2022
(Foto: Divulgação/MUBI) |
Mais um ano está chegando ao fim e com ele, é possível olhar em retrospecto sobre a grande variedade de longas-metragens que tiveram suas estreias durante todo o período, que vão desde os gêneros de drama e romance até os de ação e terror. Sendo assim, tradicionalmente, o Holofote Jornalismo traz uma seleção com os nossos 6 filmes favoritos de 2022.
6-) Noites Brutais, de Zach Cregger.
(Foto: Divulgação/Star+) |
Vendido como o terror mais surpreendente dos últimos anos, ‘Noites Brutais’ é aquele tipo de filme que quanto menos você souber da proposta antes de assisti-lo, melhor. O filme possui dois atos completamente opostos, que oferecem diferentes estilos de medo e usam e abusam de uma narrativa absurdamente criativa.
5-) Marte Um, de Gabriel Martins.
(Foto: Distribuição/Embaúba Filmes) |
É através de um roteiro simples, mostrando um cotidiano familiar, que ‘Marte Um’ apresenta um retrato comovente sobre se agarrar aos sonhos mesmo em tempos difíceis. O longa havia sido escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2023 de Melhor Filme Internacional, mas acabou ficando de fora da disputa.
4-) RRR: Revolta, Rebelião, Revolução, de S. S. Rajamouli.
(Foto: Divulgação/Netflix) |
Um verdadeiro fenômeno de Tollywood (indústria indiana de cinema), ‘RRR’ conquistou o público de todo o mundo como um blockbuster de encher os olhos, daqueles que superam a grande maioria das produções estadunidenses, com sequências de ação extremamente estimulantes e muito bem coreografadas.
3-) Pearl, de Ti West.
(Foto: Divulgação/A24) |
Com a performance marcante de Mia (Gypsy Mello da Silva) Goth, que se entrega de corpo e alma à personagem que dá título ao longa, ‘Pearl’ se aprofunda com complexidade na mente e no passado da vilã do slasher ‘X - A Marca da Morte’, também de 2022. Ti West coloca na tela toda a insatisfação, desejo e loucura mortal de uma protagonista não convencional.
(Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures) |
Sangrento e dono de uma construção de mundo intrigante, ‘Até os Ossos’ é um road movie que desenvolve uma mistura equilibrada entre drama, horror e romance. O filme conta com uma mitologia que vai se revelando aos poucos, mas nunca por completo, servindo como pano de fundo para a jornada de uma personagem que busca descobrir quem ela é e onde se encaixa.
1-) Aftersun, de Charlotte Wells.
(Foto: Divulgação/MUBI) |
É surreal pensar que esse é apenas o filme de estreia da diretora escocesa Charlotte Wells, sua obra apresenta uma maturidade impressionante e já pode ser considerada uma das melhores produções independentes deste século, ‘Aftersun’ é sóbrio, sensível e só cresce até o momento de seu desfecho arrebatador.
Por Augusto Ferreira e Vinícius Galan
Comentários
Postar um comentário