A carreira que levou Zendaya ao Emmy


(Foto: Divulgação/HBO/CP)

Na cerimônia do Emmy Awards deste ano, que premia as melhores produções da televisão americana, a atriz norte-americana Zendaya surpreendeu e fez história ao se tornar a artista mais jovem a receber o prêmio na categoria principal de Melhor Atriz em Série Dramática pelo papel em “Euphoria”, de 2019. 

Com apenas 24 anos, ela desbancou atrizes veteranas como Laura Linney (Ozark), Jennifer Aniston (The Morning Show), Olivia Colman (The Crown), Sandra Oh e Jodie Comer (ambas de Killing Eve), que havia ganhado o prêmio na edição do ano anterior, com 26 anos, até então a mais jovem. Além disso, ela foi apenas a segunda mulher negra a conquistar o prêmio, depois de Viola Davis, que ganhou em 2015.

Sua carreira na indústria do entretenimento começou há apenas 10 anos, mas já foi tempo suficiente para ela deixar sua marca, se tornando um dos maiores nomes do momento e colecionando trabalhos na televisão, no cinema e na música. Com isso em mente, o Holofote Jornalismo reúne alguns dos principais passos que a atriz deu durante a vida artística.

No Ritmo (2010-2013)

(Foto: Divulgação/Disney Channel)

No primeiro papel na televisão, aos 13 anos, Zendaya já foi escalada como protagonista, ao lado da também atriz e cantora Bella Thorne, na série “No Ritmo”, que teve início em 2010 no Disney Channel, canal conhecido por revelar grandes nomes como Britney Spears, Justin Timberlake, Miley Cyrus e Ryan Gosling, entre outros.

Durante três temporadas, a atriz interpretou Rocky Blue, uma adolescente que, ao lado da melhor amiga, sonha em dançar profissionalmente. Tudo muda quando as duas são aceitas para trabalhar como dançarinas em um programa de televisão, o “No Ritmo de Chicago”, tendo que conciliar essa nova realidade à vida normal de ambas.

A série durou até 2013, e além da atuação, Zendaya também contribuiu para a trilha sonora, cantando algumas das canções presentes no decorrer da produção. A música de maior sucesso foi “Watch Me”, um dueto entre ela e Bella Thorne, que alcançou a 86ª posição na Billboard Hot 100, que ranqueia as cem músicas mais reproduzidas da semana nos Estados Unidos.

Zendaya - Álbum autointitulado (2013)

(Foto: Divulgação/Hollywood Records)

Após o fim da série, a atriz decidiu focar mais no lado musical da carreira, aproveitando o sucesso de suas músicas em “No Ritmo”. Em 2013, ela lançou um álbum intitulado com o próprio nome, “Zendaya”, pela Hollywood Records. O projeto contém 11 canções, que permeiam pelo pop e o R&B, contendo elementos eletrônicos, e composições próprias.

Quando saiu, em julho, o single “Replay” atingiu a 77ª posição na Billboard Hot 100 e chegou a um pico de 40 com o lançamento do álbum, em setembro, se tornando o maior sucesso de sua carreira musical até então. Na estreia, o álbum chegou à 51ª posição da Billboard 200, que mede semanalmente os álbuns e EPs mais vendidos nos Estados Unidos.

Agente K.C. (2015-2018)

(Foto: Divulgação/Disney Channel)

Em 2015, Zendaya retornou ao Disney Channel não só para protagonizar, mas também para ser co-produtora da série “Agente K.C”, se consolidando como um dos nomes mais importantes do canal americano na época. Além disso, a atriz também cantou a música de abertura.

Na trama, ela dá vida à K.C. Cooper, uma estudante do ensino médio que descobre que os pais levam uma vida dupla como espiões. A personagem vivida por Zendaya passa a treinar para se tornar uma agente secreta, assim como eles, e seguir seus passos. Tudo isso enquanto os protagonistas precisam lidar com os problemas cotidianos de uma família comum, e ainda manter as aparências.

Assim como “No Ritmo”, a série também durou três temporadas, porém, com mais episódios, chegando ao fim em 2018, e acabou rendendo para Zendaya o prêmio de Atriz de TV Favorita, na edição de 2016 do Kids’ Choice Awards, a premiação promovida pelo canal Nickelodeon, com foco em produções voltadas ao público infantil.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) e Longe de Casa (2019)

(Foto: Divulgação/Sony Pictures)

Apesar de já ter atuado em filmes feitos diretamente para o Disney Channel, sua estreia nos cinemas aconteceu em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, de 2017, o primeiro filme do herói a fazer parte do Universo Cinematográfico da Marvel, fruto de um acordo com a Sony, detentora dos direitos do personagem.

Zendaya interpreta Michelle “MJ” Jones, uma colega de classe de Peter Parker. Ela se mostra uma jovem inteligente e observadora, repleta de comentários sarcásticos e ácidos, servindo como um alívio cômico em cada uma de suas aparições pontuais durante o longa, que se tornou a 6ª maior bilheteria mundial daquele ano.

A personagem retorna e passa a ter uma importância ainda maior na sequência “Homem-Aranha: Longe de Casa”, de 2019. Ela se torna o interesse amoroso do herói, chegando até a ajudá-lo em alguns momentos-chave do filme, que também se mostrou um sucesso, ocupando o 4º lugar entre as maiores bilheterias do ano passado.

O Rei do Show (2017)

(Foto: Divulgação/20th Century Studios)

Ainda em 2017, Zendaya fez parte do elenco do filme musical “O Rei do Show”, ao lado de nomes como Hugh Jackman, Michelle Williams, Rebecca Ferguson e Zac Efron, que também é outra estrela que ganhou destaque no Disney Channel, com a franquia “High School Musical”.

O longa é centrado no processo de criação do famoso circo de P.T. Barnum (Jackman), no século XIX. Entre as atrações, está a trapezista Anne Wheeler, interpretada por Zendaya, que tem de lidar com o racismo da época, além de se envolver amorosamente com o personagem de Efron, um dos produtores do espetáculo, com o qual divide um dueto em cena.

Apesar das críticas mistas, o filme foi indicado ao Globo de Ouro de 2018, na categoria de Melhor Filme - Comédia ou Musical, e também ao Oscar de Melhor Canção Original por “This Is Me”, além de a trilha sonora do longa ter sido o álbum mais vendido de 2018.

Euphoria (2019-)

(Foto: Divulgação/HBO)

O papel que trouxe aclamação para a atriz chegou em 2019, com a exibição da primeira temporada de “Euphoria”, série dramática do canal HBO, que se destacou pelos aspectos técnicos, visuais e sonoros, e pelo desenvolvimento de personagens, fornecendo um retrato de uma nova geração de adolescentes.

O projeto gira em torno de um grupo de estudantes do ensino médio em meio às vivências com sexo, drogas, amor, amizades e traumas do passado. Neste contexto, Zendaya é a protagonista Rue Bennet, adolescente que volta para casa depois de passar o verão em uma clínica de reabilitação, devido a uma overdose, e precisa lidar com o vício em drogas e outros desafios da adolescência.

Com a segunda temporada já confirmada, mas sem previsão de lançamento, a série recebeu seis indicações ao Emmy de 2020 e ganhou o prêmio em três categorias. Entre elas, a de Melhor Atriz em Série Dramática, para Zendaya, mostrando que a jovem ainda tem um grande caminho de sucesso pela frente, estando também no elenco do filme “Duna”, do diretor franco-canadense Denis Villeneuve, com previsão de estreia para dezembro deste ano.


Por Augusto Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas