8 obras para conhecer o talento de Donald Glover
| (Foto: Divulgação/ChildishGambino) |
Donald Glover, ator, produtor, roteirista e humorista. Childish Gambino, músico, compositor, rapper e DJ. Você pode chamá-lo como preferir. Explodindo para o mundo em 2018 com o hit 'This is America' (primeiro lugar na Billboard Hot 100), Glover é um dos maiores talentos da geração cultural estadunidense contemporânea. Multiartista prodigioso, produziu e participou de diversos projetos de destaque no cenário audiovisual e musical, o que lhe rendeu dois Emmys, um Globo de Ouro e um Grammy.
Childish Gambino (seu nome artístico musical) é um dos poucos artistas na história a ter ganho os três prêmios. Somando-se a isso, ele também marca presença na cultura pop mainstream, dublou Simba no recente live action do desenho ‘O Rei Leão’, e viajou a uma galáxia muito distante, ao viver Lando Calrissian no longa ‘Han Solo: Uma História Star Wars’. Com uma carreira repleta de marcos e conquistas, nem parece que Donald Glover tem apenas 36 anos de idade. Pensando em tudo isso, reunimos 8 obras, para mostrar que vale a pena conhecer sua trajetória artística:
Um Maluco na TV
| (Foto: Divulgação/BroadwayVideo) |
Donald Glover começou a chamar a atenção em 2006, ao escrever essa série vencedora de 6 Globos de Ouro, focada na vida da jovem Liz Lemon, redatora-chefe de um esquete de comédia ao vivo em Nova York.
A série parte das complicações que começam a surgir quando o novo presidente da rede de TV ordena que Liz contrate um astro de cinema mentalmente instável, chamado Tracy Jordan, para se juntar ao elenco com a neurótica protagonista (e melhor amiga de Liz) Jenna Maroney. Liz tenta controlar todos os egos ao seu redor enquanto persegue os próprios sonhos.
| (Foto: Divulgação/Glassnote) |
Donald Glover decidiu utilizar o pseudônimo Childish Gambino quando entrou no ramo musical do Hip-Hop entre 2008 e 2010, produziu cinco mixtapes e depois assinou contrato com a gravadora Glassnote Records em 2011.
Em fevereiro do mesmo ano concretizou seu primeiro projeto musical oficial através da Glassnote, o ‘EP’. Mais tarde, em novembro de 2011, lançou o seu primeiro álbum, ‘Camp’. Alavancado pelos singles ‘Bonfire’ e ‘Hearbeat’, atingiu o nº 11 da Billboard Hot 100 e foi bem recebido pela crítica.
| (Foto: Divulgação/Netflix) |
Sitcom de comédia recém chegada à Netflix, Community estreou em 2009 e durou até 2015, com 6 temporadas. A série narra a história do advogado Jeff Winger (Joel McHale), na luta para recuperar seu diploma invalidado pela Ordem dos Advogados do Colorado. Com isso, ele tem de voltar à universidade.
Durante o período de estudo, ele conhece algumas pessoas muito excêntricas, como o experiente Pierce Hawthorne (Chevy Chase) a incisiva Britta Perry (Gillian Jacobs), a jovem Annie Eddison (Alison Brie), a religiosa Shirley (Yvette Nicole Brown) e os geeks Abed (Danny Pudi) e Troy, papel de Donald Glover, começando a ganhar os holofotes no campo da atuação. Jeff forma com seus colegas de faculdade um grupo de estudos que acaba descobrindo muito sobre si mesmos.
| (Foto: Divulgação/Glassnote) |
Em dezembro de 2013, Childish Gambino lançou o seu segundo álbum de Hip-Hop, ‘Because The Internet’, que chegou ao n.º 7 da Billboard Hot 100. Com uma batida inventiva, vendeu mais de 500 mil cópias, muito pela força dos singles ‘3005’ (nº 64 na Billboard Hot 100), ‘Crawl’ e ‘Sweatpants’.
Em junho de 2014, ‘Because The Internet’ valeu a Childish Gambino o primeiro disco de ouro nos EUA e o disco de prata no Reino Unido. Além da indicação para Melhor Álbum Rap e o hit ‘3005’ para Melhor Performance Rap, na edição de 2015 do Grammy Awards.
| (Foto: Divulgação/Netflix) |
Earnest "Earn" Marks (Donald Glover) sai da faculdade para virar o agente da carreira de súbito sucesso de seu primo (Brian Tyree Henry). Porém, os dois discordam em diversos âmbitos sobre a divisão entre arte e entretenimento no hip-hop. Além disso, ele tem de lidar com a mãe de seu filho (Zazie Beetz) e com o colaborador do primo (Lakeith Stanfield).
Criada, protagonizada e escrita por Donald Glover, Atlanta é um sucesso consolidado de público e crítica. Essa série de comédia dramática levou, de quebra, em sua temporada de estreia, dois globos de ouro. Um de Melhor Série de Televisão Musical ou Comédia e Melhor Ator justamente para Glover, na edição da premiação em 2017. As duas temporadas da série estão disponíveis na Netflix. A terceira está confirmada, mas ainda sem data de estreia.
Awaken, My Love!
| (Foto: Divulgação/Netflix) |
Em setembro de 2016, Childish Gambino lançou o terceiro e mais famoso álbum da carreira, ‘Awaken, My Love!’. Ele se diferenciou dos anteriores por se moldar nas sonoridades do soul psicodélico, do funk e do R&B. De ‘Awaken, My Love!’, foram destaques os singles ‘Me and Your Mama’, ‘Redbone’ (que chegou ao nº 12 da Billboard Hot 100 e foi canção do filme ‘Corra’) e ‘Terrified’. Mais um trabalho muito bem recebido pela crítica, as indicações para Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Urbana Contemporânea no Grammy de 2018 não foram novidade.
Já o hit "Redbone" venceu na categoria de Melhor Performance R&B Tradicional, além de ter sido indicada nas categorias de Gravação do Ano e Melhor Canção R&B. ‘Awaken, My Love!’ se tornou disco de platina nos EUA, disco de ouro no Canadá e disco de prata no Reino Unido.
| (Foto: Divulgação/PrimeVideo) |
Em agosto de 2018, Donald Glover e Rihanna estavam filmando um projeto (comentado pela imprensa como secreto à época) em Cuba, intitulado ‘Guava Island’, durante todo aquele verão. O colaborador de Glover em ‘Atlanta’ e ‘This Is America’, Hiro Murai, estava dirigindo, com Letitia Wright e Nonso Anozie também envolvidas no elenco. Muito influente no processo criativo da obra, Donald Glover revelou ter como inspiração para o projeto o filme brasileiro ‘Cidade de Deus’ e também o longa ‘Purple Rain’.
A trama gira em torno de Deni Maroon (Donald Glover), um jovem músico que possui o sonho de unir todo o seu povo em prol de um grande mesmo objetivo. Ele, então, se aventura a criar um festival de música com os poucos recursos que possui e promete a si mesmo que irá libertar a população da Ilha de Guava, nem que seja por apenas um dia. Disponível na Amazon Prime Video.
3.15.20
| (Foto: Divulgação/DonaldGloverPresents) |
Mais recente projeto de Childish Gambino, lançado dia 15 do mês passado, é o quarto álbum de sua carreira, e soa como uma mixtape extremamente pretensiosa, na qual o músico explora essencialmente o Hip-Hop e a música eletrônica, além de suas bases já conhecidas de Funk e R&B, mas com influências que passam por Pink Floyd, Michael Jackson, Kanye West e Prince.
Há canções especiais, como “Time”, parceria com Ariana Grande resultante num casamento de vocais que aborda a urgência da vida moderna e a necessidade de sempre estar bem e ser produtivo. Destaque também para “53.49” e “32.22”, já apresentada ano passado quando Glover foi headliner do festival musical Coachella.
Por Vinícius Galan
Comentários
Postar um comentário